Análise do Valor Organizacional – AVO

foto2 (1)A competitividade é a combinação de dois resultados “Satisfazer as necessidades do mercado e do negócio”, trazendo cada vez mais valor agregado para ambos.

Assistimos por algum tempo, muitas empresas tentando ingressar na era da qualidade competitiva de uma maneira desordenada, desfocada do propósito maior da filosofia da qualidade total, imaginando que a reorganização da empresa se faz necessariamente com demissão de pessoas. É importante saber que pessoas, máquinas e espaço físico, são recursos que temos a nossa disposição e precisamos saber como explorá-los no bom sentido da palavra, para extrair deles o que tem de melhor, para que possamos agregar mais valor naquilo que fazemos e colocamos a disposição da sociedade de uma maneira geral.

AVO – Análise do Valor Organizacional : Partindo do mesmo principio de conhecermos o porque das características e os custos de um produto, processo ou serviço, utilizando a descrição das funções. Para reorganizarmos uma empresa, poderemos então aplicar o mesmo processo de descrição e classificação de funções, quando estamos pensando em uma estrutura organizacional. Pois os postos de trabalho desta estrutura estão lá para desempenhar funções e atividades necessárias, para atendimento as solicitações dos clientes internos e externos.

O processo bem sucedido de aplicação da AVO – Análise do Valor Organizacional, é aquele que vem estruturado e baseado através da definição da Meta, Missão, Negócio, Visão e Valores da empresa. Se estes pré-requisitos estão bem definidos ficará muito mais fácil a aplicação da AVO, porém quando estes não estão claros para toda a organização, poderemos até formar um organograma, mas não uma estrutura organizacional competitiva, com processos dinâmicos e ágeis, voltada para o atendimento das necessidades dos clientes e do negócio.

Se pensarmos também na Qualidade Total, ficará muito mais fácil de identificar as necessidades de capacitação profissional, quais ferramentas da qualidade e onde vamos aplicá-las. Por isso a importância da definição da Meta, Missão, Negócio, Visão e Valores da empresa, para sabermos: O que mudar ? Para que mudar ? e Como mudar ?

 

Porque Iniciar um Programa de Análise do Valor

CHART2 (1)

Ingredientes para Implementação de um Programa de Análise do Valor

  • Compromisso Gerencial
  • Tecnologia da Análise do Valor
  • Treinamento
  • Reconhecimento
  • Staff de AV

 

Análise do Valor na Administração da Empresa

CHART3 (1)

Compartilhe isso

Add your comment