Conceitos da Análise do Valor

logoAVmUm dos motivos que bloqueiam as organizações na continuidade e utilização de novos métodos se constitui numa comunicação não clara dos conceitos das mesmas aos usuários, provavelmente em virtude de uma compreensão errônea dos significados das palavras, o que gera discussões e diferentes interpretações com relação aos conceitos.

“Análise do Valor é uma metodologia estruturada para aplicação sistêmica de um conjunto de técnicas que identificam funções necessárias, estabelecem valores para a mesma e desenvolvem alternativas para desempenhá-las ao mínimo custo com o uso, a estima e a qualidade requerida pelo cliente.”

A Análise do Valor é utilizada efetivamente pelas organizações, para obter melhorias, redução e otimização de custos em produtos e processos produtivos e administrativos, na construção civil, empreendimentos industriais e serviços. Nos órgãos governamentais a Análise do Valor é utilizada no gerenciamento de investimentos e empreendimentos de pequeno e grande porte e nos contratos de serviço.

Enfoque Resultados
  • Análise das Funções
  • Processo Sistematizado
  • Trabalho em Equipe
  • Criatividade
  • Melhor relação Função e Custo
  • Aumento do valor agregado
  • Aumento da produtividade
  • Simplificação de produtos e processos
  • Redução de Custos
  • Otimização da engenharia simultânea
  • Adequação ao uso
  • Satisfação do Cliente

CONCEITOS BÁSICOS

A aplicação da Análise do Valor, está sedimentada em dois pontos importantes o Valor e a Função

Valor

A 350 a.C. Aristóteles descreveu sete classes de valores : Econômico, Político, Social, Estético, Ético, Religioso e Jurídico.

Na metodologia da Análise do Valor vamos focalizar principalmente o aspecto do Valor Econômico. A definição clássica de Valor econômico é modelo de inspiração, principalmente nos dias atuais, nesta busca intensa pela competitividade. Na relação Função x Custo podemos dizer que Valor:

” É A MENOR QUANTIDADE DE DINHEIRO GASTA PARA SE PRODUZIR, ADQUIRIR, UM PRODUTO, SISTEMA OU SERVIÇO, COM O USO, A ESTIMA E A QUALIDADE REQUERIDA PELO CLIENTE. “

formula

Decomposição da variável Valor do ponto de vista empresarial é igual a Custo + Lucro

Ve = C + L

” Maior será o Valor de um produto, sistema ou serviço para um empresário, quanto menor for o custo com o qual ele é desenvolvido e quanto maior o lucro obtido.”

Do ponto de vista do Cliente (consumidor) o Valor está concentrado na somatória de vários elementos, aqui citamos alguns como : Qualidade do produto, sistema ou serviço oferecido, Quantidade disponível, Funções a desempenhar, Preço e outros que poderíamos agregar nesta equação :

Vc = Q + Q + F + P + …..

A Análise do Valor visa conciliar numa abordagem integrada, as funções e requisitos requeridos e os valores idealizados pelo empresário e pelo cliente (consumidor).

Função

O conceito de Função é de fundamental importância em um estudo de Análise do Valor, pois a identificação correta das funções das características do objeto em análise, irá facilitar o grupo de trabalho, conhecer melhor o objeto e no desenvolvimento de novas alternativas para cumprimento das funções, mantendo e/ou melhorando o desempenho, estima e a qualidade ao mínimo custo possível, assim estaremos adequando o valor, as necessidades dos clientes e da empresa.

Níveis de Função

Função Principal ou Básica

É a principal finalidade do produto ou serviço.

Em outras palavras “É o porque existe o produto ou serviço”

Função Secundária

É toda Função que auxilia o desempenho técnico da função principal, ou é a resultante de um conceito específico de projeto, ou é uma função que melhora a venda do produto ou serviço.

Geralmente as Funções são descritas por um Verbo + Substantivo

* Para que serve isto ? Transmitir Força

* Por que ? Movimentar motor

Descrição da Função
Ex. : Cinzeiro de Mesa

Função Principal

Função Secundária

Apagar cigarros

X

Armazenar cinzas

X

Adornar mesa

X

Proteger ambiente

X

PLANO DE TRABALHO DA ANÁLISE DO VALOR

O plano de trabalho para o desenvolvimento e aplicação da metodologia da Análise do Valor está dividido em 6 etapas. As etapas do plano de trabalho implicam no emprego de técnicas apropriadas para cada caso, conforme objetivo estabelecido. A etapa preparatória é de fundamental importância que seja bem elaborada, pois a falta de informação ou diretriz nesta etapa poderá comprometer todo o projeto. A aplicação das etapas deve ser sequenciada e ordenada para o sucesso do trabalho.

piramide

 

Etapas Finalidade Passos
PREPARATÓRIA Medidas Preparatórias Escolher o Produto e/ou Projeto
Aplicar Método GUT / DEI
Determinar objetivo
Formar grupo de trabalho
Planejar as atividades
INFORMATIVA Conhecer a situação atual Obter as informações gerais
Bechmarking e Gerenciamento das Atividades
Obter formação e classificação dos custos
Descrever e classificar as funções
ANÁLISE Analisar a situação atual Desenvolver Avaliação Numérica Funcional
Analisar Hierarquia Funcional
Analisar Relação Custos e Função
Aplicar Método Compare
Determinar Funções críticas
Enunciar o problema
CRIATIVA Obter ideias Estimular geração de ideias
Obter ideias de Melhoria
Selecionar e agrupar ideias
JULGAMENTO Analisar idéias Formular e desenvolver alternativas
Viabilizar tecnicamente
Viabilizar economicamente
Aplicar Método FIRE
Decidir quais alternativas propor
Preparar relatório de conclusão e resultados
PLANEJAMENTO Apresentar e implementar Propostas de solução Apresentar alternativas de melhoria
Decidir pela alternativa viável
Planejar implementação
Implementar alternativa

 

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