Uso de ferramentas de prevenção no desenvolvimento de produtos é reforçado
Para que a Aker Solutions desenvolva equipamentos robustos e sem falhas durante sua instalação e operação, é preciso adotar ferramentas adequadas durante a fase de concepção e fabricação, que auxiliem na prevenção destas possíveis falhas. Uma destas ferramentas chama-se FMECA, que em português é traduzido como Análise de Modos de Falhas, Efeitos e Criticidade.
O objetivo da ferramenta é fazer um levantamento de todos os modos de falhas do componente como, por exemplo, o conector não travar ou o swivel não girar, indicar suas possíveis causas e assim determinar prevenções e detecções eficazes para evitar a falha.
Alinhadas com o propósito de desenvolver tecnologia à frente da necessidade dos projetos, parte do programa da Hora da Virada, e também com as diretivas do PEM, as áreas de Engenharia de Produto e D&Q (Desenvolvimento e Qualificação) vêm utilizando cada vez mais o FMECA nos nossos projetos.
Para explicar a importância do uso do FMECA, no dia 6 de setembro o consultor Marcos Buzzato, contratado para repassar sua experiência na ferramenta, reforçou os conceitos principais do seu uso.
Nas palavras de Alexandre Correia, engenheiro de produto, “o FMECA é uma ferramenta de eficácia comprovada e seu uso é bastante difundido em outras indústrias. Estamos iniciando uma nova visão na Aker Solutions, e iniciativas como esta são realmente importantes para um correto entendimento e aplicação de ferramentas da qualidade em projetos. Com certeza mais um passo a caminho da excelência”.
Com o uso de ferramentas adequadas e uma mentalidade voltada à qualidade é possível a entrega de produtos confiáveis e que atendam às demandas e expectativas dos nossos clientes.
José Roberto A. Lobo
Quality Assurance Coordinator | Engineering
Aker Solutions