Otimizar, maximizar o valor de empreendimentos, tem sido um desafio constante para os gerenciadores e líderes de projeto, além da administração dos prazos, recursos e a qualidade requerida pelos clientes. Para isto as perguntas são inúmeras. Uma delas sempre prevalece ao gerenciador de projetos – Que ferramentas e metodologias utilizar, para proporcionar melhorias durante o gerenciamento de um projeto, para atender ou superar as metas propostas?
As VIPs – Value Improving Practices, são metodologias com práticas direcionadas e utilizadas durante o gerenciamento e desenvolvimento de um projeto, e que tem por objetivo a otimização do mesmo através dos conceitos da Análise do Valor, Gerenciamento de Processos e Lean Production and Thinking. A sua aplicação depende da natureza do projeto ou empreendimento (grandes obras de infraestrutura, construção civil, instalações industriais, e outras…). Importante ressaltar que a aplicação ordenada da VIP nas fases de planejamento, projeto conceitual e básico do empreendimento, proporcionará inúmeros benefícios, pois estaremos agindo preventivamente, antecipando e prevenindo falhas, reduzindo custos e/ou otimizando valores. Recomendável que as VIPs tivessem uma coordenação independente, durante o desenvolvimento do projeto, pois tal atividade auxiliará para um melhor gerenciamento do projeto.
VIP – Engenharia e Análise do Valor
A VIP – Engenharia e Análise do Valor – é aplicada durante as fases de desenvolvimento do projeto conceitual e básico. Tem por objetivo promover a relação Função x Custo, para a otimização do Valor de projetos e empreendimentos. O plano de trabalho está baseado nos conceitos da Análise do Valor, metodologia desenvolvida por Lawrence Miles, e orientado para que, o time de trabalho possa identificar e avaliar as funções de um processo ou projeto, com o objetivo de maximizar o retorno do capital investido, sem deteriorar a qualidade, a performance e segurança do empreendimento.
VIP – Confiabilidade de Processos
A VIP – Confiabilidade de Processos – também chamada de Análise e Avaliação de Desempenho de Sistemas, tem a sua aplicação indicada nas fases de detalhamento, otimização, execução e validação dos projetos, a fim de identificar de restrições e gargalos, falhas e causas potenciais, e avaliar seus efeitos, para poder estabelecer medidas preventivas ajustadas para redução dos riscos e formatação do projeto e/ou processo.
VIP – Simplificação de Processos
A VIP – Simplificação de Processos – aplicada na fase de definição do processo produtivo, e atrelada a de – Engenharia e Análise do Valor – auxiliará na definição de equipamentos, produtividade, formatação do custo do produto ou empreendimento. O mapeamento dos processos e sub-processos, permitirá a equipe de trabalho uma melhor identificação das funções das etapas e atividades do processo, proporcionando uma análise critica mais detalhada, possibilitando assim a eliminação de atividades que não agregam valor, melhorando o ciclo operacional, produtividade e consequentemente o custo.
VIP – Construtibilidade
Planejamento adequado e direcionado para as funções que o projeto deverá atender, além das expectativas dos usuários, são requisitos básicos para um bom gerenciamento do projeto de um empreendimento. A utilização dos conceitos da VIP Construtibilidade., exige uma liderança forte e uma equipe experiente, com representantes das diversas áreas relacionadas ao projeto, para o atingimento das metas planejadas. Na VIP Construtibilidade, a análise critica das informações em todas as fases do projeto do empreendimento é de extrema importância, pois as ações derivadas desta análise devem ser incorporadas de forma consistente e preventiva no projeto. A aplicação de metodologias suporte como a: EAV, FMEA, APR, HAZOP, LEAN, de maneira ordenada, seguramente proporcionarão melhorias e otimização dos custos, redução dos riscos, redução das modificações pós projeto, maior confiabilidade e segurança para o empreendimento e usuários.
VIP – Design to Capacity ” Projetar para a Capacidade
Focada nos objetivos estratégicos da organização e tem como finalidade maior, a otimização dos custos e riscos do projeto, a VIP Design to Capacity auxilia a equipe a projetar cada sistema e incorporar os equipamentos adequados e otimizados para flexibilizar o processo e torná-lo adaptável as novas solicitação de incremento de produtivo. Os ganhos com a aplicação desta VIP, podem ir além da eliminação de erros no dimensionamento dos sistemas e equipamentos, também proporcionar uma otimização dos investimentos e o prolongamento da vida útil dos equipamentos que fazem parte do empreendimento.
VIP – Seleção de Tecnologia
O processo para oferecer a organização mecanismos para uma tomada de decisão correta, com base nas alternativas oferecidas para atendimento das necessidades, requisitos, custos e prazos, já na concepção do projeto.
VIP – Minimização de Resíduos
É uma pratica aplicada no desenvolvimento de um projeto, quando da definição dos conceitos e meios produtivos, com o objetivo da eliminar resíduos de um processo. Os resultados esperados com esta aplicação é de minimizar os custos e proteção do meio ambiente.
VIP – Otimização de Energia
O objetivo de aplicar a VIP – Otimização de Energia é para identificar as melhores fontes de energia e otimizar os custos de instalações de empreendimentos.
VIP – Manutenção Preditiva
A VIP Manutenção Preditiva auxilia na identificação de uma política para a manutenção das instalações. É utilizada para identificar preventivamente nos processos, projetos e planejar atividades de conservação e preservação das instalações, melhorar o ciclo de vida de equipamentos, redução dos custos de manutenção e garantir a disponibilidade para operação.
VIP – CAD 3D
Esta VIP consiste na simulação dos projetos de engenharia com o auxilio de ferramentas computacionais, com o objetivo de reduzir erros de dimensionamento, montabilidade, que possam afetar a evolução do projeto, comprometer prazos e aumentar os custos, quando da implementação do projeto.
VIP – EVM ” Earned Value Management ” Gerenciamento pelo Valor Agregado
Administrar a implementação de um empreendimento seja ele do tamanho que for, não é nada fácil, pois a todo momento necessitamos medir o impacto das ações que tomamos. O EVM é uma ferramenta potente, na qual podemos administrar de um mesmo ponto: o escopo, cronograma, prazos, efeitos, riscos e até o gerenciamento dos custos. Isto permitirá uma medição rápida do impacto no Valor Agregado do projeto. O EVM está baseado em 3 elementos fundamentais:
- Valor Planejado – (PV – Planned Value)
- Valor Agregado – (EV – Earned Value)
- Custo Real – (AC – Actual Cost)