Objetivo:
Desenvolver habilidades específicas para o trabalho em equipe ou individual, de maneira a encaminhar com eficácia a solução de problemas, buscando suas causas fundamentais e propondo soluções, através da aplicação das ferramentas básicas da qualidade.
Público Alvo:
Profissionais das áreas de Qualidade, Engenharias de Processo, Manutenção, Produtividade, Produção, Administração, Recursos Humanos, Compras, Desenvolvimento de Fornecedores e outras.
Carga Horária: Curso Orientativo: 8 horas Curso Básico: 16 horas
Programa:
- Conceitos básicos da Qualidade.
- O Ciclo PDCA / 8D.
- Visão geral das Ferramentas da Qualidade.
- A integração das ferramentas para prevenção das falhas no processo
- Técnicas de Solução de Problemas.
- As Ferramentas básicas da Qualidade: Gráfico de Pareto, Controle, Diagrama de Ishikawa “Causa e Efeito”, Histograma, Estratificação, Folha de Verificação, Diagrama de Dispersão.
- Processo É – NÃO É integrado ao 5W1H
- As 8 Disciplinas (passos) para a solução do Problema:
1 – Identificação do Problema / Formação do Time | 5 – Ações Corretivas |
2 – Descrição do Problema | 6 – Comprovação de Eficácia |
3 – Ação de Contenção Imediata | 7 – Medidas Preventivas |
4 – Identificação da Causa Raiz | 8 – Apresentação dos Resultados |
- Processo de priorização de problemas através do GUT / DEI.
- Atividades que agregam valor ao processo
- Gerenciamento e monitoramento do 8D
- Aspectos comportamentais e mudanças organizacional.
- Exemplos de aplicação das ferramentas básicas da Qualidade.
- Estudos de Casos.
Metodologia:
- Exposição dos conceitos do PDCA / 8D / MASP através de slides ilustrativos
- Aplicação de exercícios práticos, podendo ser direcionados para a empresa.
- Dinâmicas em grupo.