Objetivo:
Auxiliar os profissionais para estruturar, elaborar e documentar os processos, atividades ou tarefas da organização, através da Gerência do Processo.
Gerência do Processo é uma metodologia que nos permite estruturar de forma hierárquica os processos, identificar seus Elementos-Chave que venham contribuir para uma reestruturação, alinhados aos objetivos e metas da Organização no atendimento das necessidades do cliente.
Público Alvo:
Executivos, Diretores, Gerentes e Técnicos de Engenharia, Fabricação, Recursos Humanos, Vendas, Compras, Finanças, Serviços, Marketing.
Carga Horária: 16 horas
Programa :
- O que é Gerência do processo
- O que é Processo ?
- Conceitos da Metodologia do Processo
- Objetivos e Princípios da Gerência do Processo
- Por que implantar a Gerência do Processo
- Processo Chave
- Processo
- Sub Processo
- Atividade
- Tarefa
- Gerência da Organização x Gerência do Processo
- Como entender o Processo
- Fases de Desenvolvimento do Plano de Trabalho
- Definição, Análise, Melhoria, Excelencia
- A utilização do Benchmarking no processo de melhoria
- Quando devemos aplicar a Reengenharia no processo
- A Organização dirigida pelo mercado
- Que ferramentas vamos utilizar para medir o desempenho dos processos
- A racionalização do processo através da Análise do Valor
- Como manter o processo sob controle
- A contribuição da Gerência do Processo na implantação da ISO 9000
- Vantagens da implantação da Gerência do Processo como ferramenta do Programa da Qualidade Total
Metodologia:
- Exposição dos conceitos da Gerência do Processo
- Desenvolvimento de exercícios teóricos e práticos para se analisar processos.