Objetivo:
Na atualidade, o empresário e os níveis gerenciais estão cada vez mais saturados, devido a fatores que os submetem a grandes pressões e os conduzem a uma certa confusão no gerenciamento do dia a dia.
Entre estes fatores podemos citar alguns como :
- Atividades do dia a dia cada vez mais desgastantes.
- A sensação de que não há tempo disponivel.
- A necessidade imediata de satisfazer exigências dos clientes, como a implantação dos Programa de Qualidade Total, Just-in-Time, FMEA e muitos outros.
- A sensação de que tudo junto não se pode fazer.
- A necessidade de ter uma ferramenta para tomar decisões, as mais simples, rápidas e efetivas possíveis.
Encontrar-se perguntando a si mesmo: | Que mudar ? |
Como mudar ? | |
Por onde começar ? |
A proposta é encarar a situação com um plano de trabalho, baseado em um método e processo de gerenciamento através da Teoria das Restrições. Que coloca a disposição dos executivos, um método para analisar a empresa, individualizar os pontos chave, os tempos e as ações, que mais efeito positivo tenham sobre a Rentabilidade e o incremento de Valor Agregado para a empresa.
Permite eleger os melhores caminhos para cada situação em particular.
Também facilita e melhora a gestão da Qualidade, Compras. Otimiza o processo de fluxo de caixa. Promove o gerenciamento eficaz sobre os inventários e o seu dimensionamento para proteção das Restrições.
É uma nova forma de gerenciar para o atingimento das metas planejadas.
Público Alvo :
Diretores, Executivos, Gerentes de Engenharia, Manufatura, Recursos Humanos, Marketing, Compras, Custos, Planejamentode Produção, Produção, Qualidade.
Carga Horária : 16 horas
Programa :
- O que é TOC ?
- Abordagem tradicional versus Teoria das Restrições – “TOC”.
- Como gerenciar preços e custos sem diminuir a lucratividade.
- O fator competitividade do ponto de vista da Empresa e do Cliente.
- A abordagem da competitividade quanto ao fator tempo, custo e lucro.
- Como devemos olhar a empresa individualmente ou no global.
- Como utilizar o TOC para melhorar o desempenho da empresa.
- Como escolher o produto, sistema para o ganho.
- Como transmitir esta nova linguagem para tôda organização.
- Quais técnicas vamos usar?
- Devemos atacar tudo de uma só vez para alcançar a Meta?
- O ataque aos efeitos indesejáveis no sistema.
- A busca da Causa-Raiz dos problemas.
- A aplicação do diagrama Efeito-Causa-Efeito.
- A empresa orientada pelo mercado.
- Os 5 Passos da Teoria das Restrições.
- Identificar
- Explorar
- Subordinar
- Elevar
- Voltar ao Passo 1
- O mundo do custo e o mundo do ganho.
- O custo não serve para tomada decisão.
- O mundo do ganho é ilimitado.
- Como saber se as ações tomadas resultaram em ganho.
- Gerenciamento da Restrição.
- Como planejar a empresa para o futuro.
- Comprar ou Fazer?
- Como medir o Ganho global através :
- Ganho (Valor Agregado)
- Inventário
- Despesa Operacional.
- A aplicação da Análise do Valor com a Teoria das Restrições,
- A elaboração do Plano de implantação do TOC.
Metodologia:
Exposição dos conceitos da Teoria das Restrições – “TOC”.Aplicação de exercícios teóricos e práticos, que serão desenvolvidos por grupos de trabalho, podendo ser direcionados à projetos exclusivos da empresa.