Objetivo:
Desenvolvida no Japão na década de 80, esta metodologia representa o estado da arte em termos de implementação da Qualidade Total, permitindo incorporá-la à gestão do negócio como um todo. O gerenciamento por diretrizes vem dar nova vida ao planejamento estratégico tradicional, vencendo a típica dicotomia entre as diretrizes estratégicas e as atividades diárias da empresa. Através de um caso prático desenvolvido ao longo do curso, os participantes conhecerão as etapas da metodologia Hoshin e posteriormente poderão iniciar sua aplicação no negócio.
Público Alvo:
Diretores, Gerentes, Chefes, Supervisores, Técnicos e Engenheiros de Produto, Industrial, Qualidade, Recursos Humanos, Administrativos, Vendas, Marketing.
Carga Horária: 24 horas
Programa:
- O que é Gerenciamento por Diretrizes (Hoshin Kanri)
- Qualidade Total e Hoshin Kanri
- Visão geral do processo de Gerenciamento por Diretrizes
- Comparação GD versus planejamento estratégico tradicional
- Apresentação de Casos
- Ferramentas utilizadas no Gerenciamento por Diretrizes
- Diagrama de afinidades
- Diagrama de relações
- Matriz de relações
- Matriz de priorização
- Diagrama de árvore
- Árvore de Contingências
- Detalhamento das etapas do processo em um caso prático
- Pré-requisitos e fatores para o sucesso do Gerenciamento por Diretrizes