Objetivo:
Capacitar e qualificar os profissionais de diversas áreas a obterem através de treinamento específico, os conceitos, habilidades e práticas de uma Auditoria de Gestão do Sistema da Qualidade baseados na ISO 9001:2015. Disseminar os conceitos de auditoria como uma ferramenta gerencial e administrativa, visando a identificação de oportunidades de melhoria dos processos. Os participantes terão a oportunidade de realizar apresentações, participar de trabalhos em grupo e eliminar suas principais duvidas a respeito da auditoria interna e dos requisitos da Norma ISO 9001:2015.
Público Alvo:
Gerentes, Supervisores, Gestores da Qualidade, Engenheiros, Técnicos de Produto, Processos, Produção, Administradores Auditores Internos e profissionais que buscam ampliar seus conhecimentos.
Carga Horária: 24 horas
Programa:
1) PRINCÍPIOS BÁSICOS
- Obtenção de dados
- Conhecimento do risco
- Mecanismo de comunicação da auditoria
- Avaliação de desempenho
- Característica das auditorias
- Custo do programa de auditoria
2) REQUISITOS DO SISTEMA DA QUALIDADE ISO 9001:2015
- Interpretação dos Requisitos normativos da ISO 9001:2015
- Fundamentos e vocabulário da ISO 9001:2015
- Critérios da Qualidade e suas deficiências comuns
3) OBJETIVOS DO PROGRAMA DE AUDITORIA
- Bases para um programa de auditoria
- Classificação das auditorias
- Composição do grupo auditor
- Tomada de ação do auditor
- Auditoria : característica, objetivos, obrigatoriedade normativa
4) DESENVOLVIMENTO E ADMINISTRAÇÃO DE UM PROGRAMA DE AUDITORIA
- Desenvolvimento da organização Auditora
- Independência do auditor
- Análise de relatórios
- Planejamento e programação da Auditoria conforme NBR 19011:2012
- Elaboração do Check List
- Qualificação e certificação
- Registros de uma Auditoria
5) MECANISMO DE AUDITORIA
- Planejamento e formação de equipe
- Condução da Auditoria interna
- Coleta de evidências objetivas, critérios de avaliação, registros
- Follow up e fechamento da auditoria
- Relatório de auditoria interna
- Tratamento de Não conformidades
- Acompanhamento das Ações corretivas
6) FATORES HUMANOS
- Perfil e Qualificação do Auditor
- Fatores Pessoais e Organizacionais
- Responsabilidades do Auditor e Auditado
- Comportamento e perfil do Auditor
- Aspectos psicológicos na auditoria.
- Código de Ética.
7) ESTUDOS DE CASO
- Análise de situações vividas em Auditoria
- Exercícios práticos e Avaliação Teórica
Metodologia:
- Exposição dos conhecimentos para formação de auditores da qualidade.
- Dinâmica e interação de grupos de trabalho.
- Simulação de auditorias e preparação de relatórios.
- Interpretação de requisitos normativos com caderno de exercícios.