Objetivo:
Colocar a disposição dos profissionais da empresa o método do QFD como ferramenta de suporte para o planejamento, desenvolvimento e concepção de produtos, processos industriais, serviços e logística. O método do QFD irá auxiliar os profissionais durante o estágio de desenvolvimento a entender, estruturar os requisitos e avaliar o grau de importância do valor agregado as necessidades do cliente.
Público Alvo:
Gerentes, Chefes e Especialistas em Engenharia de Produtos, Manufatura, Vendas, Qualidade, Produção, Confiabilidade, Custos, Marketing, Logística e Serviços,….
Carga Horária : 24 horas
Programa :
- Histórico e Conceitos do QFD
- Visão Geral do QFD
- O porque do QFD “Desdobramento da função Qualidade” e como usar.
- Sistema QFD voltado para o Cliente.
- A construção da casa da qualidade.
- Matriz de correlação, relações.
- Grau de importância atribuído para os requisitos.
- Como usar o processo do QFD para :
- Técnicas para identificar a voz do cliente.
- Avaliar a concorrência pelo cliente
- Requisitos do cliente
- Requisitos do processo
- Requisitos do projeto
- Como elaborar um programa de QFD.
- Avaliação competitiva do cliente e análise de dificuldade.
- Desenvolvimento das Matrizes de QFD.
- Aplicação Estatística do QFD.
- Implementação do QFD como ferramenta de melhoria contínua
- Ferramentas para apoio ao QFD.
- QFD em Processos Industriais e Serviços.
- Estudo de casos com aplicação do QFD.
Metodologia:
- Exposição dos conceitos do QFD.
- Aplicação de exercícios práticos para utilização das matrizes do QFD.